A experiência aqui relatada trata-se da formação do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos. Os municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré constituíram o CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS em 17 de janeiro de 2009 para compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, pois notou-se que este assunto era de comum interesse entre os municípios. A Prefeitura Municipal de Sumaré assumiu a sua Secretaria Executiva.

Objetivos

“Produzir diretrizes, normas e arranjos administrativos para o desenvolvimento das atividades do CONSÓRCIO, com ênfase na inclusão sócio-econômica e ambiental dos catadores de materiais recicláveis”. Como objetivos específicos foram executadas as seguintes atividades:

  1. Sistematização dos dados e as informações dos municípios sobre os resíduos sólidos urbanos a partir dos trabalhos já concluídos.
  2. Mapeamento das áreas de concentração de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
  3. Identificação dos grupos de catadores de materiais recicláveis.
  4. Identificação das fragilidades e potencialidades do sistema de limpeza urbana, coleta e de reciclagem dos municípios.
  5. Desenho dos cenários para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos pelo Consórcio. 

Reunião  do Consórcio  Intermunicipal de  Manejo de Resíduos Sólidos

 Reunião do grupo técnico

 Reunião  dos prefeitos e equipe técnica