A preocupação ambiental da Prefeitura de Nova Odessa e demais administrações municipais do Consórcio Regional do Lixo foram, mais uma vez, destaque na revista Prefeitos & Gestões SP. O prefeito Manoel Samartin, que já tinha concedido entrevista à edição anterior, conversou novamente com a equipe da publicação e tem entrevista estampada nas páginas da edição de junho/julho de 2011.

A Prefeitos & Gestões é uma publicação da CK Editorial e tem uma tiragem de 4 mil exemplares por edição. A revista é distribuída gratuita, através dos Correios, às prefeituras do Estado de São Paulo.

A entrevista do prefeito Manoel Samartin, em continuidade à publicada na edição anterior, trata sobre os estudos das oito cidades da região que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Resíduos Sólidos, o “Consórcio do Lixo”, para a destinação dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico) da região.

Em sua entrevista, o prefeito lembra que, atualmente, Nova Odessa já dá destino correto ao seu lixo doméstico, mandado para um aterro controlado. e que o Aterro Municipal foi encerrado em 2007.

O encontro entre o prefeito, o diretor da revista Milson Muscovick e o jornalista Rodrigo Bruder aconteceu no mês de junho, na Prefeitura de Nova Odessa. As fotos que ilustram a matéria são do fotógrafo da Prefeitura, Osnei Réstio.

“As soluções ambientais que visam eliminar os aterros sanitários e transformar o lixo doméstico em energia têm pautado o debate no âmbito do setor público nos últimos meses (...). É o caso de oito municípios da RMC, que criaram o chamado Consórcio do Lixo para buscar uma solução integrada e dar um destino a seus resíduos. Para conhecermos detalhes desse processo, visitamos a cidade de Nova Odessa, que faz parte desse colegiado e tem demonstrado disposição em tratar as políticas ambientais como prioridade (...)”, escreveu Bruder na matéria “Municípios de Regiões Metropolitanas concentram esforços para transformar lixo em energia”, a partir da página 8.

A Prefeitura de Nova Odessa vai disponibilizar uma cópia da revista à Biblioteca Municipal “Professor Antonio Fernandes Gonçalves”, para que a população interessada possa conhecer a revista e ler a entrevista do prefeito. O Centro Cultural Herman Jankovitz, onde fica a Biblioteca, está na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro de Nova Odessa.

Mirela Leme